Marcas e modelos

Não existem apenas um tipo de teclado, existem 4 categorias (arranjadores, sintetizadores, controladores e workstations). Vou explicar sobre cada um deles:

  • Arranjadores
São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons). São mais utilizados por iniciantes ou músicos em perfomance solo (sem banda).
  • Sintetizadores
Possuem recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulações, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). São muito usados por profissionais em perfomances ao vivo com banda.
  • Workstations
São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. São mais usados em estúdio.
  • Teclados Controladores
São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.

Assim se você está interessado em começar a tocar teclado, eu recomendo que compre um arranjador, e de preferência da Yamaha (linha PSR). Após você ter começado a tocar, gostado muito e se interessado de verdade, então você poderá comprar um outro teclado mais caro e de outra marca de sua preferência.

As marcas mais conhecidas hoje em dia são (clique nos links para entrar no site):

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero vou comprar um teclado para aprender a tocar, mas não quer gastar muito ainda.
Qual marca ou modelo seria mais adequado?

Postar um comentário