Técnica de formação de acordes II

Agora ensinarei como formar acordes diminutos e aumentados. Por exemplo: Quero formar o acorde Cdim (dó diminuto), então eu começo vendo a fundamental (que é a nota dó), conto 3 notas (ou 3 semitons, é a mesma coisa) e vi que cheguei na nota mi bemol (ou ré#). Lembre dessas duas notas (dó e mi bemol), depois conto 3 notas a frente do mi bemol (3 semitons). Percebe que vc chegou no fá# (ou sol bemol), então o acorde Cdim, irá ter as notas dó, mi bemol e sol bemol. Porém esse acorde não é um diminuto completo (ou seja com a 7ª nota), então para deixar completo, apenas acrescentamos a nota lá:



Agora vamos para o acorde aumentado, usarei como exemplo o acorde C+ (dó aumentado), assim começamos olhando o dó (que como eu já disse é a fundamental de C), depois contamos quatro semitons a frente e chegamos no mi, depois contamos mais 4 semitons a frente e chegamos no sól# (ou lá bemol, tanto faz). Então percebe-se que o C+ tem as notas: dó, mi e sol#.




 Então eu acho q vcs perceberam que só estou usando o C como modelo, é que fica mais fácil de se compreender com o C do que com um B por exemplo. E lembrem-se que esse modelo serve para qualquer nota sem excessão, mas por exemplo esse modelo do C+ que mostrei, só servirá para acordes maiores, como B, E, A, etc...
Bom, acho q é só isso, espero q entendam...

0 comentários:

Postar um comentário